O modelo pedagógico das Aldeias Infantis SOS assenta em quatro pilares:
A MÃE – Cada criança está sob o cuidado de uma mãe SOS. Esta cria uma relação afectiva com cada criança que lhe é confiada. As mães SOS são mulheres que dedicam a sua vida a cuidar destas crianças carenciadas, como se fossem seus verdadeiros filhos, constituindo o centro do trabalho pedagógico das Aldeias Infantis SOS.
IRMÃOS e IRMÃS – Rapazes e raparigas de diferentes idades vivem juntos como irmãos. Os irmãos biológicos nunca são separados nestas Aldeias. As crianças e a mãe SOS desenvolvem laços afectivos que duram a vida inteira.
A CASA/LAR – O lar familiar, com a sua própria rotina e ritmo, onde as crianças estão em segurança e sentem que pertencem a uma família. Elas crescem e aprendem em conjunto, partilhando responsabilidades.
A ALDEIA – As famílias SOS vivem em conjunto, formando um ambiente de convívio, ajuda mútua e partilhando experiências. São parte integrante e contribuintes da comunidade local onde se inserem. Através da sua família, aldeia e comunidade, cada criança aprende a participar na sociedade. A Aldeia é uma ponte para a Sociedade.
terça-feira, 8 de maio de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário